O que é amostragem e como ela se aplica na Exploração Mineral

Amostragem é uma técnica estatística que significa extrair do todo (população) uma parte (amostra) com o propósito de avaliar certas características desta população.

Um bom projeto mineiro desenvolve-se por etapas que são previamente definidas com base em resultados obtidos a partir de amostras de rocha, solo, sedimento de corrente, concentrado de bateia, água, ROM, concentrados de usina, etc., que posteriormente à sua coleta têm seus teores e/ou composição mineralógica, peso específico, porosidade, umidade, granulometria determinados por técnicas diversas de análises químicas, mineralógicas, físicas e físico-químicas; bem como amostras de dados obtidos através de medidas estruturais e geofísicas, por exemplo.

Estudos de avaliação econômica, planejamento de lavra e a previsão de desempenho de um projeto mineiro são feitos com base em estimativas de teor e quantidade de minério. Essas estimativas, por sua vez, são baseadas em amostras, selecionadas segundo um plano de amostragem definido previamente. Quanto mais representativas forem as amostras, mais precisas e acuradas serão as estimativas. Amostra pode ser definida como uma fração reduzida de um corpo ou população que resume em si mesma determinadas características do todo. Para que ocorra esta representatividade, é preciso adotar critérios e métodos que permitam manter os erros intrínsecos de cada etapa, desde a coleta da amostra até a interpretação dos dados, dentro de limites aceitáveis e controlados.

O que constitui o processo de amostragem?

O processo de amostragem consiste na retirada de quantidades moduladas de material de um todo que se deseja amostrar, para a composição da amostra primária ou global, de tal forma que essa seja representativa do todo amostrado.

A representatividade em uma amostragem se dá quando propriedades como constituintes mineralógicos, teor dos diversos elementos, distribuição granulométrica, massa especifica etc., estimadas com base em uma amostra, apresentem uma variabilidade estatisticamente aceitável.

Quais os objetivos do processo de amostragem?

O objetivo final de toda amostragem é, basicamente, determinar um parâmetro de qualidade, ou atributo. Os principais parâmetros usualmente estimados em uma amostra são:

  • teores geoquímicos
  • mineralogia
  • umidade
  • porosidade
  • densidade
  • susceptibilidade magnética.

A amostragem na Prospecção Mineral

No caso de um depósito mineral, tem-se uma gama de minerais em proporções que variam ao longo do corpo. Consequentemente, a concentração dos elementos também varia de um ponto a outro.

Em função disso, é extremamente improvável que uma única amostra represente com eficiência e precisão a composição global do depósito. O erro relacionada à amostragem diminui com o aumento do número de amostras, mas não desaparece. Toda amostragem envolve, portanto, um erro intrínseco.

Os principais objetivos da amostragem em um projeto mineiro envolvem a representação de depósitos mineral em si e também dos produtos gerados a partir do processamento das rochas mineralizadas nele contida, através da determinação de suas propriedades físicas e químicas.

Os resultados obtidos das análises físicas e químicas dos materiais de um dado depósito são utilizados para:

(a) interpretação dos processos de formação do depósito e sua modelagem geológica;

(b) classificação de recursos e reservas;

(c) avaliação de potencialidade econômica;

(e) definição de processos e rotas de tratamento e transformação industrial;

Dúvidas sobre processos de amostragem? Entre em contato conosco ou nos envie uma sugestão de conteúdos que você gostaria de ler em nossa página.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s